segunda-feira, 27 de julho de 2009

CAMPANHA NACIONAL DE RECADASTRAMENTO DE ARMAS É LANÇADA EM BRASÍLIA

O recadastramento é obrigatório, determinado pela lei 10.826/03 e mantém o cidadão que tem uma arma na legalidade. O prazo termina em dezembro deste ano e não será prorrogado.

Dia 27 de julho foi lançada a Campanha Nacional do Recadastramento de Armas, com uma coletiva de imprensa, na sede da Polícia Federal, em Brasília. Participaram da coletiva: Dr. Roberto Troncon - Diretor de Combate ao Crime Organizado, Marcus Dantas -  chefe da Divisão de Repressão ao Tráfico Ilícito de Armas, ambos  da Polícia Federal e Salesio Nuhs, Diretor Institucional da ANIAM - Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições.

 

A campanha realizada pela ANIAM e Polícia Federal abrange comerciais em TV, rádios e jornais de todo país. O principal objetivo é conscientizar todo cidadão que possui arma de fogo sobre a importância e obrigatoriedade do recadastramento, que é sem custo e sem burocracia.

Armas sem registro, como as doadas ou recebidas de herança, também precisam ser regularizadas.

 

Ter arma em casa é um direito referendado em 2005, quando mais de 60 milhões de pessoas disseram NÃO à proibição do comércio legal de armas e munições no país. Recadastrar a arma é a única maneira de garantir esse direito.

 

Uma das prioridades da campanha é facilitar o acesso das pessoas ao recadastramento, principalmente em cidades e regiões isoladas, como afirma Salesio Nuhs, Diretor Institucional da ANIAM. “Vamos complementar a estrutura da Polícia Federal, que atua mais próxima dos grandes centros, e vamos também trabalhar nas cidades do interior”, diz Nuhs.

 

O Dr. Roberto Troncon, Diretor de Combate ao Crime Organizado, destaca a importância do papel da Polícia Federal na campanha. “Estamos firmando diversas parcerias para dar maior amplitude possível à campanha para que todos os cidadãos sejam plenamente informados”, afirma Troncon.

 

Recadastrar é fácil e rápido e pode ser feito nos mais de 1.000 postos de recadastramento identificados com a campanha em todo país ou pelo site www.recadastramento.org.br.

Para recadastrar em uma loja especializada ou posto de atendimento credenciados a pessoa deve levar o RG, CPF e os dados da arma, inclusive o registro, se o tiver. A arma não deve ser levada ao local.

 

Lembrando que quem deixar de recadastrar e manter a arma em casa poderá responder por crime de posse ilegal de arma, sujeito à pena de detenção de 1 a 3 anos e multa.

 

Mais informações e agendamento de entrevistas:

Marilu André 11 8354-4253 / 7737-9731

Raime Reis – 11 9798-4123

Marca Comunicação e Estratégia – 11 3675-2062 / 3864-7627



FOTO: Hermínio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário